A receita de tiramisù é uma sobremesa clássica italiana e maravilhosa, feita com camadas de biscoito champagne embebidos em café, com um toque alcoólico e um creme aveludado feito de mascarpone.
Fazer esta receita de tiramisù foi um desafio gigante pra mim. Apesar de adorar tiramisù, eu nunca tinha testado a receita. Era uma daquelas que podem ser desastrosas na primeira tentativa, mesmo com um preparo simples.
Quando recebi o desafio da Calimp fui atrás de aprender a fazer. Estudei inúmeras até entender como funcionava a sobremesa e parti pra cozinha.
Pelo contrario do que eu acreditava, o tiramisù se mostrou uma receita simples e rápida de preparar, o que leva tempo é o descanso dela na geladeira, até que o creme de marcarpone com gemas fique firme e incorpore todos os sabores do clássico. Além de ser uma sobremesa excelente para datas festivas como a Páscoa, já que deve ser feita com antecedência.

Ovos crus na receita de tiramisù
Este era um dos meus receios com a receita de tiramisù. Elas geralmente levam gemas e claras cruas no seu creme. E por conta disso eu pesquisei muito por uma receita que não levasse ovos crus.
Eu sei que a receita de tiramisù original leva claras em neve incorporadas ao creme de gemas com açúcar, mas a minha receita não. Ela leva chantilly pra dar a aeração no creme e as gemas são cozidas junto com o leite. Pode parecer uma bobagem, mas eu normalmente não gosto muito das sobremesas que levam as claras cruas, como mousse de chocolate. A única que eu amo sem igual é a Cassata da minha mãe.
Como fazer a Receita de Tiramisù
Creme de Mascarpone com chantilly:
O primeiro passo começa com o creme de gemas e açúcar. Pra isso você vai separar as claras das gemas, salve as claras para uma outra preparação, você pode congelar também. Você vai juntar o açúcar e bater com um fouet ou na batedeira até virar um creme esbranquiçado e bem fofo.

Vai adicionar o leite, bater mais um pouco e levar pra cozinhar em fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, você vai diminuir o fogo e continuar cozinhando por mais uns 5 minutos sem deixar de mexer, até engrossar bem. Depois vai transferir para uma tigela, cobrir com papel filme encostando no creme e levar pra geladeira pra esfriar.
Agora você vai bater o chantilly. Pra isso você vai precisar que o creme de leite fresco esteja beeeeem gelado. Vai colocar o creme na batedeira junto com 1 colher de açúcar e a baunilha. Vai começar batendo em velocidade baixa e ir aumentando devagar. Até que o chantilly fique em picos firmes, mas cuidado pra não bater demais, senão ele vai virar manteiga. O ponto é quando você levanta o batedor e o chantily não pinga.
Com o creme de gemas já frio, você vai colocar o queijo mascarpone nele. Aqui eu acho mais fácil quando o mascarpone esta em temperatura ambiente, então uma dica é tirá-lo da geladeira quando colocar o creme de gemas pra esfriar. Depois que conseguir incorporar o mascarpone ao creme de gemas, você vai acrescentar o chantilly. Primeiro coloca 1/3 e mistura devagar com o fouet pra não perder toda a aeração do chantilly. Depois junta o restante e incorpora devagar e com delicadeza. Daí é só reservar pra hora da montagem.
Como montar o Tiramisù
A escolha da forma é bem importante. Eu acho que uma quadrada ou retangular são as melhores opções, já que você consegue encaixar melhor os biscoitos. A minha tem 23 x 23 cm com 15 cm de altura. Pra saber se vai dar certo faça o teste, coloque os biscoitos lado a lado na assadeira e veja se não vai ficar sobrando muito espaço, nem se vai precisar quebrar os biscoitos.
Com a forma escolhida, você vai misturar o café com a bebida alcoólica num prato e vai molhar os biscoitos um a um, de um lado só e ir colocando eles na assadeira, formando uma camada. Vai colocar metade do creme de mascarpone espalhando por toda a superfície e fazer a segunda camada de biscoitos, da mesma forma, finalizando com o restante do creme. Vai cobrir com papel filme e levar pra geladeira por pelo menos 24h. Passado o tempo é só polvilhar o cacau em pó em todo o tiramisù e se deliciar.
Espero que gostem desta receita e não deixem de postar marcando a gente lá no Instagram.


Receita de Tiramisù
Ingredientes
- 6 un. gemas (em temperatura ambiente)
- ⅔ xíc. açúcar (+ 1 col. sopa)
- ¾ xíc. leite
- 500 g mascarpone (em temperatura ambiente)
- 1 ¼ xíc. creme de leite fresco
- essência de baunilha (a gosto)
- 30 un. biscoito champagne
- 100 mL café expresso (forte e frio)
- 1 col. sopa rum, licor de café ou de amêndoas (opcional)
- cacau em pó (para finalizar)
Modo de preparo
- Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela larga, bata com um fouet até obter um creme esbranquiçado (pode fazer na batedeira). Junte o leite e bata mais alguns segundos.
- Transfira a mistura para uma panela e cozinhe em fogo brando até engrossar, mexendo sempre. Desligue, transfira para uma tigela e leve para geladeira até esfriar completamente.
- Coloque o creme de leite, uma colher de sopa de açúcar e a baunilha na tigela da batedeira. Bata em velocidade média até virar chantilly.
- Junte o mascarpone ao creme de gemas e misture até incorporar. Acrescente o chantilly aos poucos, misturando delicadamente para não perder a aeração do chantilly.
- Coloque o café expresso já frio e a bebida escolhida em um prato fundo. Molhe uma um lado do biscoito nesta mistura e coloque em uma travessa com o lado molhado para cima. Forre todo o fundo da forma. Cubra com metade do creme de mascarpone e faça mais uma camada de biscoitos. Finalizando com a outra metade do creme.
- Cubra com um filme plástico e leve para a geladeira de 24h a 48h. Quanto mais tempo, mais saboroso fica. Aqui deixei 48h.
- Na hora de servir, polvilhe o cacau em pó por cima.
Notas
- Cuidado ao bater o chantilly. Comece em velocidade baixa e depois vá aumentando com cautela. Se bater demais vira manteiga, se bater de menos não ficará tão firme no tiramisù.
- Os ovos e o marcarpone precisam estar em temperatura ambiente. Os dois irão incorporar de forma mais fácil aos outros ingredientes. Se quiser pode usar gemas pasteurizadas.
- Não mergulhe os biscoitos no café por muito tempo, só dê uma molhada e um dos lados e pronto. Eles ficarão macios na sobremesa, mas sem desmanchar.
- Deixe na geladeira pelo menos 12h antes de servir. O ideal é de 24h a 48h.
- Povilhe o chocolate em pó somente na hora de servir.
13 Comentários
Receita deliciosa
Obrigada. Gosto muito também.
Vou fazer
isso não é tiramissu de verdade
Olá Fernando. Se você ler o texto, verá que em nenhum momento falo que esta é a receita original ou tradicional do tiramisù, e sim a receita que eu queria fazer, e que ficou uma delícia. Obrigada pela visita e um ótimo ano novo.
Obrigada Amanda! Vou fazer para a Páscoa! Também não gosto de usar gemas cruas na receita. E gostei muito da idéia do chantilly. Sabe de uma coisa ? É sempre bom sairmos do tradicional… Novas invenções, novos sabores. Um abraço.
Oi Marie. Concordo. Gosto de novas ideias pra receitas tradicionais. =)
Eu fiz essa receita e ficou perfeito, confesso que gostei mais dessa versão do que a tradicional que eu havia feito anteriormente.
Oi Fabio. Eu também gosto muito desta versão. Acho que fica mais leve e mais gostosa. =) Obrigada pela mensagem.
Ameiiii já é a 3a. Vez que faço esta receita e é maravilhosa! A melhor que encontrei! Tenho nojo de ovo cru da receita original, fica meio azedo e esta ficou perfeita! Parabéns
Ah eu amo essa receita. Preciso fazer novamente.
Ola Amanda, tudo bem? Fiz sua receita. Sou da turma que nao curte ovos crus em receitas. Ela ficou deliciosa. Receita que rende muito. Fiz 1/2. Como mascarpone tem um preço um pouco alto, usei creme de ricota. Amei a receita e farei novamente para o Ano Novo, quem sabe com mascarpone rs. Um feliz 2026 pra vc. Obrigada pela receita. Abraços. Patricia
Oi Patricia. Esse tiramisù fica maravilhoso né? E eu adoro que ele não leve ovos crus. =)