O feijão fradinho é um feijão com um sabor diferente, que cozinha rápido e não dá caldo. Este é um dos motivos que ele se torna tão bom para fazer farofas, pastas, feijão tropeiro e claro esta salada de feijão fradinho.
- Receita de Feijão Fradinho com Calabresa
- Receita de Pasta de Feijão Fradinho
- Receita de Yakisoba Tradicional
Uma das coisas que mais gosto neste feijão, é justamente a versatilidade que ele traz para as receitas, junto com a oportunidade de incluir pratos diferentes nas refeições do dia a dia.
Como nós já sabemos o arroz com feijão faz parte da alimentação básica do brasileiro, e a combinação mais clássica é o arroz branco com feijão carioca ou preto.
Porém porque não trocar o feijão carioca pelo feijão fradinho ou o arroz branco pelo integral em algumas refeições? Fazer este tipo de variação ajuda a gente a incluir outros nutrientes na alimentação e também a não deixar a comida do dia a dia monótona.
Esta salada de feijão fradinho é uma ótima oportunidade para fazer isso. Ela combina demais com grelhados acompanhados de um saboroso purê de batatas, por exemplo. Num churrasco, substitui o vinagrete simples, e dá um sabor especial a espetinhos.
Para preparar esta salada de feijão fradinho, você precisa saber como cozinhar feijão fradinho:
- Deixe uma xícara de feijão fradinho de molho por pelo menos 8h
- Descarte a água do molho e coloque o feijão em uma panela de pressão
- Cubra com 3 xícaras de água fria, tampe a panela e leve para fogo baixo.
- Assim que pegar pressão, conte 15 minutos e desligue.
- Espere a pressão sair, abra a panela e verifique se o feijão fradinho esta cozido, porém firme. Caso contrario, cozinhe por mais 5 minutos.
Observação importante: O tempo de cozimento do feijão fradinho pode variar de acordo com a qualidade do feijão. Se for um feijão muito novo, ele irá cozinhar super rápido, se for mais velho irá demorar mais para cozinhar. Então após o molho verifique se o grão já esta macio. Se estiver bem macio, você não precisa cozinhá-lo na panela de pressão. Pode colocar na panela normal, cobrir com a água e cozinhar em fogo baixo até atingir o ponto desejado. Caso contrario, siga o cozimento na pressão.
Algumas pessoas não costumam deixar o feijão fradinho de molho justamente por ele ser mais macio que o carioca ou o feijão preto, porém esta etapa não serve somente para facilitar no cozimento do feijão. O chamado remolho, ajuda a eliminar alguns componentes antinutricionais de vários tipos de grãos, entre eles os feijões, grãos de bico, ervilha e lentilha. Alguns destes componentes são os responsáveis por diversos tipos de desconforto abdominal e formação de gases. Por conta disso, a fase do remolho é muito importante e não deve ser deixada de lado.
Receita de Salada de Feijão Fradinho
Ingrediente
- 1 xícara de feijão fradinho cozido
- 1/2 xícara de tomate em cubos sem sementes
- 1/2 xícara de cebola em cubos
- 1/4 xícara de folhas de coentro
- 1/4 de xícara de cebolinha picada
- 1/4 de xícara de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre
- suco de limão tahiti
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Em uma tigela grande, misture o feijão, o tomate, a cebola, as folhas de coentro e a cebolinha. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Em uma outra tigela coloque o azeite, o vinagre e o suco de limão. Bata com um fouet ou um garfo até que emulsione.
- Coloque metade do molho na salada e misture bem. Verifique se precisa de mais sal ou pimenta e acerte o tempero.
- Se achar necessário, coloque o restante do molho ou sirva a parte.